V5.1 Abril 2024

V5.1 Abril 2024

OBDILCI anuncia a versão 5.1 do seu modelo de indicador de presença linguística na Internet. Esta versão inclui números demolinguísticos actualizados do conjunto de dados Ethnologue #27 de março de 2024 e dados actualizados da UIT. Juntamente com o conjunto de dados do Ethnologue, inclui uma atualização do indicador de apoio linguístico digital. Todos os resultados estão agora em linha e a base de dados para aceder aos resultados foi também actualizada para a versão 5.1.

Los cambios son:

  • Se incluyen 19 nuevas lenguas para un total de 361 línguas.
  • Com as duas primeiras línguas do Pacífico (Iban e Tok Pisin), 4 novas línguas europeias (basco, irlandês, baixo saxão e escocês) e 4 crioulos (inglês pidgin do Gana, crioulo da Guiné Bisssau, Makassar da Indonésia e malaio da Papuásia).
  • O inglês consolida ligeiramente o seu primeiro lugar contra o chinês.
  • O hindi substitui o árabe como língua principal na 4ª posição, e o russo também ultrapassa o árabe, mantendo-se à frente do francês e do português. O japonês continua a liderar a produtividade dos conteúdos.
  • O indicador CGI mostra o aparecimento do Swahili e do Tagalog nas primeiras posições, em 3º e 6º lugar, respetivamente.
  • As alterações na cibergeografia das línguas são ligeiras.

A próxima versão 5.2 será entregue em maio de 2024, altura em que a UIT proporá as suas actualizações anuais sobre a percentagem da população ligada por país.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *