OUTROS PROJETOS

Português na Internet

SEPREPI

O SEPREPI, seminario internacional sobre Português na Internet, organizado pela OBDILCI e pela Cátedra UNESCO DE POLÍTICAS LÍNGUAS PARA O MULTILINGUALISMO, baseou-se no projecto PPI (estudo sobre Português na Internet realizado pelas duas organizações) e propôs uma análise estratégica do lugar ocupado pela língua portuguesa numa Internet multilingue, à luz do objectivo de acesso universal ao ciberespaço proposto nos documentos da UNESCO. Apresentou e discutiu as necessidades e contributos dos países e sociedades de língua portuguesa neste contexto, com o objectivo de estabelecer um conjunto de recomendações para o desenvolvimento estratégico da presença da língua portuguesa na Internet. O relatório e a apresentação dos resultados do projeto PPI estão acessíveis na página de informação temática da SEPREPI.​

CILPE2023

Os resultados atualizados do projeto PPI foram apresentados no Congresso Internacional de Línguas Espanhola e Portuguesa organizado pela OEI, CILPE2023, Assunção, 24/5/2023, na seção “LÍNGUAS, COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E DIVERSIDADE”, sessão Línguas e espaço digital.

REALP2022

Os resultados atualizados do projeto PPI foram apresentados na XXIII Encontro da REALP (Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa), em Tomar, Portugal, de 11 a 15/10/2022, e publicados nos libro de Atas (Ciências da Sustentabilidade em Língua Portuguesa…POR MARES NUNCA DANTES NAVEGADOS…), páginas 46-57.

Indicadores de presença das línguas na Internet

Em 2017, concebemos uma nova abordagem que poderá ajudar a acompanhar melhor o progresso e a prevalência das línguas online. Utilizando esta abordagem, conseguimos identificar indicadores significativos que descrevem a presença de 343 línguas na Internet.