OUTROS PROJETOS

IA e multilinguismo

Temos estado a investigar os benefícios e desafios da IA para o multilinguismo na Internet, fazendo experiências com ChatGPT.

Foram realizadas duas experiências, a primeira centrada na preocupação ética das alucinações da IA no contexto de referências bibliográficas falsas e a segunda nas impressionantes capacidades de multilinguismo do ChatGPT, além disso, contribuímos para o relatório da Elon University sobre O Impacto da Inteligência Artificial até 2040:

  • ChatGPT: da Sabedoria Artificial a um grave problema ético com dados bibliográficos
  • “Como o ChatGPT lida com o multilinguismo: entre a maravilha e a alucinação”, Mesa Redonda “Inteligência Artificial (IA), línguas, tradução automática e representação do conhecimento”no Dia de Estudo da Comunicação Internacional e Intercultural sobre o tema: “Regards croisés sur la Communication internationale et interculturelle à l’heure de la renégociation des pouvoirs “, Université du Québec à Montréal, 28 de abril de 2023. Vídeo (12mn.), PPT, DOC
  • Simpósio ICV IA e Cidadania com uma conferência “AI & Multilinguismo: entre o sonho e o pesadelo” – 22 do Marzo 2024 Vídeo (10 mn, em francês), PPT (em francês)
  • Contribuição para o relatório da Universidade de Elon sobre o impacto da inteligência artificial em 2040, centrado em particular no “multilinguismo assistido por ferramentas de tradução assistidas por IA como língua franca da Internet“.

A relação entre a IA (Inteligência Artificial) e a IL (Literacia da Informação) também foi analisada:

Indicadores de presença das línguas na Internet

Em 2017, concebemos uma nova abordagem que poderá ajudar a acompanhar melhor o progresso e a prevalência das línguas online. Utilizando esta abordagem, conseguimos identificar indicadores significativos que descrevem a presença de 343 línguas na Internet.